O símbolo de ‘litro’: ‘l’, ‘L’ ou ‘ℓ’?

 

Qual é o símbolo da unidade de medida ‘litro’?

O Sistema Internacional de Unidades estabelece que os símbolos de unidades devem consistir em letras minúsculas, a não ser que derivem de nome próprio, casos em que terão inicial maiúscula, como ocorre em W (para a unidade watt, que homenageia James Watt), V (volt, homenagem a Alessandro Volta) ou Pa (pascal, de Blaise Pascal).

Uma única exceção, adotada pela 16.a Conferência Geral de Pesos e Medidas, em 1979, é a unidade ‘litro’, que admite símbolo minúsculo (como originalmente proposto em 1795) ou maiúsculo, se houver possibilidade de confusão com o algarismo ‘1’.

Em textos científicos, o uso do símbolo maiúsculo é hoje bastante corrente, e até mesmo exigido pela maioria dos periódicos.

Durante certo período esteve também em uso (embora não no âmbito científico) o símbolo ‘ℓ’ (letra L minúscula cursiva, para a qual chegou até a haver uma tecla em alguns modelos de máquinas de escrever). O uso de ‘L’, porém, dispensa tal contorcionismo.

Maiúsculo ou minúsculo (a gosto do redator), cabe, no entanto, haver coerência ao se escreverem múltiplos e submúltiplos:

  • Se ‘L’, então ‘kL, dL, mL, μL’ etc.
  • Se ‘l’, então ‘kl, dl, ml, μl’ e assim por diante.

O Sistema Internacional também estabelece que os símbolos de unidades de medida não se escrevem em itálico. O itálico se reserva para indicar as grandezas (que são um capítulo à parte).

E nunca é demais relembrar também:

  • Símbolos do Sistema Internacional não se flexionam no plural e não são seguidos de ponto (a não ser que este seja o ponto final da frase): 1 L, 100 L; 1 m, 200 m; 1 kg, 500 kg.