‘2 kg’ ou ‘2kg’? Ou tanto faz?

 

Os símbolos de unidades de medida devem ser unidos ao número ou devem ficar separados?

As grandezas (comprimento, massa, tempo etc.) têm unidades de medida (metro, quilograma, segundo etc.). Por praticidade, essas unidades ganharam símbolos ao longo do tempo.

No Sistema Internacional de Unidades, esses símbolos são letras. Mas deve-se escrever ‘2 km’ ou ‘2km’?

O seguinte raciocínio pode ser útil:

  1. Um símbolo (L, g, W) representa um substantivo (litro, grama, watt). Assim como o substantivo não é emendado ao número que o quantifica (um litro, dois gramas, cem watts), o símbolo tampouco o é: 1 L, 2 g, 100 W.
    Esta é também a recomendação do Sistema Internacional.
  2. Há, no entanto, alguns poucos símbolos que se unem aos algarismos. É fácil lembrar quais: são aqueles que não consistem em letras, como é o caso das unidades de ângulo (60°, 30′ ou 15″) e do símbolo de porcentagem (100%).
  3. Omitindo repetições:
    Em uma sequência de medidas de um mesmo tipo, basta empregar o símbolo na última, como se faria ao pronunciar a sequência: “Foram testadas doses de 5, 10, 50 e 100 mL de solução”.
    Para símbolos não constituídos de letras, porém, é mais habitual repeti-los: “Obtiveram-se ganhos de 5%, 10%, 50% e 100%” ou “Os esquadros mais utilizados são os de 45° e 60°”.
    Essa repetição (assim como a não repetição no caso anterior) não é regida por nenhuma norma, no entanto.

Em frases que deem margem a dúvida, sempre é útil a regra prática: grafa-se tudo o que for necessário para evitar equívocos de interpretação.

A finalidade da escrita é a comunicação e o propósito supremo da comunicação é a clareza.